terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Qual o significado da Páscoa - Páscoa 2011

Na páscoa católica oa maioria dos que se dizem cristãos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo. Devido aos dogmas da igreja, a verdadeira identidade da páscoa e sua real intenção foi escondida. Baseando-me nos meus estudos bíblicos, na própria Bíblia e buscando informações em outros sites, tentarei mostrar a vocês a verdade por trás da Páscoa.

Origem.
O povo de Deus, os Israelitas, estavam em exílio, mesmo após Jeová lançar sobre o Egito 9 pragas, Faraó ainda não havia se convencido da soberania de Deus e ainda mantinha-os e sob seu poder. Então, no 14º dia do mês hebraico de Nisã (Nissan), Jeová ordenou a Moisés e Arão o seguinte:

"O ovídeo para vós deve mostrar-se sadio, macho de um ano. Podeis escolhê-lo dentre os carneirinhos ou dentre os cabritos. E terá de continuar a ser resguardado por vós até o dia quatorze deste mês, e toda a congregação da assembléia de Israel terá de abatê-lo entre as duas noitinhas. E terão de tomar do sangue e esparrinhá-lo sobre as duas ombreiras e sobre a parte superior do portal pertencente às casas em que o comerão." .
Exôdo: 12-5.

Sendo assim, Jeová ordenou aos israelitas que matassem um carneirinho, e o seu sangue fosse passado entre as ombreiras das portas. O relato de Exôdo continua:

"E nesta noite terei de passar pela terra do Egito e golpear todo primogênito na terra do Egito, desde o homem até o animal; e executarei julgamentos em todos os deuses do Egito. Eu sou Jeová. E o sangue terá de servir de sinal para vós nas casas em que estais; e terei de ver o sangue e terei de passar-vos por alto, e a praga não virá sobre vós como ruína, quando eu golpear a terra do Egito."
Exôdo: 12-12

Naquela noite o anjo de Jeová passaria em todas as casas do Egito, a casa que não tivesse o sangue do carneirinho nas ombreiras teria o seu filho primogênito morto. Até mesmo o filho de Faraó foi morto. Jeová então instituiu ali uma comemoração que seria chamada Páscoa, ou a festividade dos pães não fermentados.

“E este dia terá de servir-vos de recordação e tereis de celebrá-lo como festividade a Jeová nas vossas gerações. Deveis celebrá-lo como estatuto por tempo indefinido."
Exôdo: 12-14.

"E tereis de guardar a festividade dos pães não fermentados, porque neste mesmo dia terei de fazer os vossos exércitos sair da terra do Egito. E tereis de guardar este dia nas vossas gerações como estatuto por tempo indefinido".
Exôdo: 12-17

Significado do nome.
A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach que significa "Passagem".

Resumo.

A Páscoa na realidade foi quando Jeová libertou os israelitas do exílio no Egito. Ela deveria ser comemorada do 14º dia do mês de Nissan. Hoje a comemoração da Páscoa não é mais necessária, apesar dos Judeus ainda comemorarem, já que não crêem no Novo Testamento.
A páscoa teve seu fim no dia 14 de nisã de 33 E.C, quando Jesus juntamente com seus apóstolos instituiu uma nova comemoração, mas isso é assunto para o próximo post, "A refeição noturna do Senhor".

Links para pesquisa:
Páscoa na Wikipedia
Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas
Mês de Nissan na Wikipedia


Maiores informações:
Calendário Hebraico